O Nelore Myo é um projeto que vem sendo conduzido desde 2004 no Brasil, com o objetivo de fazer a introgressão da variante no gene da miostatina na raça Nelore. A miostatina (MSTN) é uma proteína responsável pelo desenvolvimento muscular nos bovinos. Os animais que possuem mutação no gene MSTN apresentam o fenótipo conhecido como Dupla Musculatura, encontrado em raças taurinas como Belgian Blue, Piemontês, Charolês, Limousin, Rubia Gallega, entre outras.
Entretanto, essa variação genética não é encontrada nas raças zebuínas, que são as mais utilizadas na pecuária de corte nacional devido à sua maior rusticidade e adaptabilidade ao clima e sistemas de produção do país.
Dessa forma, o médico veterinário Rodrigo Alonso, realizou o cruzamento entre as raças Nelore e Belgian Blue para produzir os primeiros animais da linhagem. A partir das fêmas ½ sangue, sempre foram usados touros Nelore Padrão (PO e CEIP) para produção das sucessivas gerações (3/4, 7/8, 15/16, 31/32 e 63/64), utilizando tecnologias genômicas para assegurar a presença da variante MSTN em todos os animais utilizados.
“Depois de 19 anos de trabalho, hoje temos uma linhagem que possui em sua composição genética mais de 99,9% Nelore e menos de 0,1% Belgian Blue, que é justamente o Gene Myo”, ressalta Alonso.
No Nelore Myo nosso objetivo é utilizar touros homozigotos positivos (AA) para acasalamento com matrizes Nelore Padrão (aa), fazendo com que 100% dos bezerros sejam heterozigotos (Aa), pois esses animais apresentarão maior musculatura, maior eficiência alimentar, maior desempenho em ganho de peso e, principalmente, maior rendimento de carcaça e de desossa, refletindo diretamente no resultado financeiro das fazendas dos nossos Parceiros Multiplicadores.
Em trabalho de pesquisa conduzido em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), o Nelore Myo Heterozigoto produziu 2,1@ a mais em relação ao Nelore Padrão, no mesmo manejo nutricional.
Atualmente, temos aproximadamente 25.000 bezerros Nelore Myo nascidos em mais de 300 fazendas parceiras, em 23 estados do Brasil, com resultados extremamente satisfatórios.
Desenvolvemos um projeto específico para a fazenda de cada parceiro, levando conhecimento técnico/científico nas aéreas de genética, manejo, nutrição e gestão.
O sucesso do Nelore Myo depende diretamente do sucesso dos nossos Parceiros Multiplicadores e estamos empenhados em levar o que há de mais avançado na pecuária de corte nacional para as fazendas dos nossos parceiros.